7 dicas para acertar na escolha da poltrona para sala

7 dicas para acertar na escolha da poltrona para sala

Poltronas são um verdadeiro trunfo na decoração. Além de embelezar o ambiente, a poltrona para sala integra a mobília com estilo, conforto e personalidade. Sem dúvidas, quando há esse móvel no espaço, ele fica mais bonito, convidativo e acolhedor, concorda?

Para completar, as poltronas complementam os estofados, criam um círculo visual na sala e facilitam a comunicação e entrosamento entre as pessoas, o que não acontece quando existe apenas o sofá no cômodo.

 

1. Pense na funcionalidade e usabilidade da sala

Cada tipo de cômodo pede uma poltrona diferente. Nas salas de estar, elas devem ser firmes e precisam priorizar estética e conforto, enquanto as salas de televisão exigem poltronas amplas e reclináveis.

As salas de leitura, por sua vez, devem garantir a correta postura do usuário. Já as salas de jantar demandam poltronas altas e sem braços.

 

2. Respeite o estilo da decoração

Você vai encontrar poltronas nos mais variados estilos: moderna, clássica, vintage, rústica… A variedade é enorme e o mais indicado é que você respeite a proposta decorativa do ambiente ao fazer a sua escolha. Em salas sofisticadas, por exemplo, uma poltrona rústica ou artesanal não é a melhor opção. O resultado ficaria visualmente incoerente.

Isso não significa que você precisa se limitar a combinações previsíveis. É possível, sim, misturar estilos com equilíbrio e bom gosto, desde que as propostas dialoguem entre si. Você pode, por exemplo, adicionar uma moderna poltrona com pé palito em uma decoração baseada na pop art dos anos 60.

 

3. Inove na escolha da sua poltrona para sala

As poltronas podem — e devem — ter um forte impacto na decoração do ambiente. Enquanto os sofás costumam ter cores mais neutras e linhas sóbrias para aumentar a versatilidade do décor (e também para que os usuários não enjoem), as poltronas podem ter cores inusitadas e linhas modernas. Não tenha medo de inovar!

 

4. Acerte nas cores e estampas

Para tornar a decoração mais interessante, vale a pena brincar com as estampas, cores e texturas. É possível misturar padronagens e criar pontos de contraste na sua sala. Por exemplo, se ela for básica, clara e monocromática, a poltrona pode ser de uma tonalidade vibrante.

Lembre-se de que as poltronas coloridas alegram o ambiente e dão vida ao espaço. Porém, se a sala for pintada, é melhor optar por poltronas de cores neutras e estampas discretas.

 

5. Considere os outros elementos do ambiente

A poltrona é inserida na sala para compor o conjunto. Não a encare como uma parte isolada da decoração!

Considere os outros elementos do ambiente, como a cor da parede, o design do sofá, os acessórios presentes no espaço, o material da mobília, a textura das almofadas, o tom da cortina e tapete, tipo de piso etc. Isso aumenta as chances de tomar uma decisão certeira.

6. Procure otimizar o espaço

Uma dica de ouro na hora de escolher a poltrona é otimizar o espaço, respeitando as dimensões do ambiente. Se a sala for pequena, a poltrona deve ser proporcional. Agora, se ela for ampla, a poltrona pode ser maior.

Antes de comprá-la, meça o ambiente e aproveite para prever a disposição do móvel novo, considerando a existência do estofado, rack, plantas de chão, armário, entre outros. Para não comprometer a área de circulação de pessoas, mantenha no mínimo 90 cm de distância entre um móvel e outro.

7. Fique ligado na qualidade e conforto

Não escolha sua poltrona para sala apenas pela aparência da peça. Não adianta ter um móvel lindo se ele for desconfortável e de baixa qualidade. Considere a maciez do produto, o toque agradável do revestimento, a ergonomia do encosto, a densidade da peça e a durabilidade da poltrona. Todos esses aspectos fazem muita diferença!

E aí, gostou das nossas dicas para escolher a poltrona ideal?

 

Fonte: Pointer Blog

 

AGENDE SEU HORÁRIO COM A CARPETEL!

📞 (31) 99192-1756 ou agende agora mesmo o seu horário pelo Whatsapp! 😃😉
📞 Ligue agora: (31) 3223-6114